PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL

‘Decepcionante’: Michelle critica deputados que votaram a favor da ‘PEC do Estouro’

Em um story compartilhado pelo Instagram, ela nomeou todos os que foram favoráveis à proposta, que chamou de “PEC do Rombo”.

decepcionante-michelle-critica-deputados-que-votaram-a-favor-da-pec-do-estouro
Michele compartilha: “triste e decepcionante”(Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

A primeira-dama Michelle Bolsonaro utilizou suas redes sociais para criticar os parlamentares que votaram a favor da PEC do Estouro, aprovada nesta quarta-feira (21) pelo Congresso. Em um story compartilhado pelo Instagram, ela nomeou todos os que foram favoráveis à proposta, que chamou de “PEC do Rombo”. E completou, escrevendo “triste e decepcionante”.

Publicidade

O texto foi aprovado ontem por meio de uma votação, em segundo turno, na Câmara. Foram 331 votos favoráveis e 163 contrários. Em seguida, o projeto passou por uma outra votação no Senado, com 63 votos favoráveis. Por fim, a promulgação ocorreu em sessão solene comandada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), transformando-a na Emenda Constitucional 126.

A PEC tem como objetivo ampliar o teto de gastos por um ano para garantir o pagamento de R$ 600 para o Bolsa Família. Para isso, haverá a flexibilização do teto de gastos em R$145 bilhões até o ano que vem.  As emendas para atender as solicitações das comissões permanentes deverão ser apresentadas pelo relator-geral do Orçamento de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI). O governo Lula (PT) fica obrigado a enviar, até agosto, uma proposta para substituir ou alterar a regra do teto de gastos. Agora, o texto será analisado pelo Orçamento nesta quinta-feira (22).

Além disso, o Auxílio Gás e o Farmácia Popular também fazem parte dos programas sociais que ficarão dispensados de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Essa está sendo considerada a primeira vitória do presidente eleito Lula, mesmo com o espaço orçamentário não valendo até 2024, como constava na PEC original de autoria do Senado.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.