Começou, pontualmente, às 21h o primeiro debate entre os candidatos à presidência. Além dos líderes das pesquisas de intenção de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), foram convidados Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
O esperado embate entre Lula e Bolsonaro logo teve início, quando o petista foi questionado quanto à corrupção em sua gestão. A pergunta foi feita por Bolsonaro. “Seu governo foi feito à base de roubo”, provocou Bolsonaro. Lula respondeu: “Meu governo foi marcado pelo maior investimento em educação e combate à corrupção”.
“Nenhum outro presidente fez mais investigações contra a corrupção do que nós”, respondeu Lula à pergunta sobre a corrupção na Petrobras feita por Bolsonaro. Siga cobertura do primeiro debate das #Eleições2022 em https://t.co/ZgDcGHult4 pic.twitter.com/Ja56vEHs3e
— Folha de S.Paulo (@folha) August 29, 2022
De acordo com a Folha de SP, a organização do debate, com ajuda da Polícia Militar e CET, separou os apoiadores de Bolsonaro e de Lula, para evitar confrontos e violência nos arredores da Band.
A rua Carlos Cyrillo Junior está reservada aos bolsonaristas. Até as 19h, porém, a maior parte do público era de apoio a Pablo Marçal (Pros), que tenta impedir o apoio do seu partido a Lula.