Novo Termo

Entenda o título ‘primeiro-cavalheiro’, atribuído ao namorado de Eduardo Leite

Desde o dia das eleições, domingo (30), o médico capixaba vem recebendo algumas mensagens de felicitação já dando origem ao novo termo.

Entenda o título 'primeiro-cavalheiro', atribuído ao namorado de Eduardo Leite
Thalis Bolzan (esq.) e Eduardo Leite (dir.) (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Depois de Eduardo Leite (PSDB) vencer a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul, o termo “primeiro-cavalheiro” passou a ser utilizado para denominar Thalis Bolzan, médico e namorado do governador reeleito.

Publicidade

Desde o dia das eleições, domingo (30), o médico capixaba vem recebendo algumas mensagens de felicitação já dando origem ao novo termo. “Primeiro-cavalheiro de RS, parabéns”, escreveu um seguidor de Bolzan no Instagram. Thalis é mestrando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual se especializou em endocrinologia pediátrica.

O portal g1 conversou com o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, que explicou se o novo termo está certo ou errado de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que faz o registro oficial de palavras do idioma.

“Se o masculino de ‘dama’ é cavalheiro, ‘primeiro-cavalheiro’ pode existir no ‘Volp’ um dia. O dicionário só registra depois que a palavra é usada oficialmente. É uma questão de opção usar ou não usar. Essa palavra ainda não tem registro, mas pode vir a ter. A gente precisa saber se a população vai adotar”, disse o professor.

Sérgio Nogueira ainda continua dizendo que já tivemos mulheres casadas com homens ocupando cargos políticos, mas que não se lembra se a expressão “primeiro-cavalheiro” foi usada:

Publicidade

“No Brasil, ainda não tivemos uma denominação formal para este cargo. Nós já conhecemos a nomenclatura ‘príncipe consorte’. Isso foi usado na Inglaterra para o marido da Rainha Elizabeth II, por exemplo. Aqui no Brasil, já tivemos alguns casos de governadoras mulheres, mas não lembro se a denominação foi usada.”

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.