REELEITO!

Eduardo Leite vira e é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Depois de campanha marcada por intensos debates, Eduardo Leite conseguiu a virada contra Onyx Lorenzoni e se ‘manteve’ no cargo de governador

Eduardo Leite foi eleito como governador
Eduardo Leite levou a melhor no estado do RS (Crédito: José Cruz / Agência Brasil)

Com o fim das votações e apuração na casa dos 89%, Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito governador do estado do Rio Grande do Sul. Após ser derrotado no primeiro turno por Onyx Lorenzoni (PL), o político tucano levou a melhor.

Publicidade

Vale destacar que a vitória de Eduardo Leite representa uma virada bastante expressiva, visto que o atual governador tinha obtido cerca de 600 mil votos a menos que o rival na disputa do primeiro turno.

No entanto, o político do PSDB precisou superar campanha muito intensa contra Onyx Lorenzoni. Com debates acalorados e cheios de polêmicas, Eduardo Leite conseguiu reverter o resultado do primeiro turno e foi reeleito como governador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Eduardo Leite (@eduardoleite45)

EDUARDO LEITE – TRAJETÓRIA!

Aos 37 anos de idade, Eduardo Leite buscou a reeleição após ter deixado o cargo em março de 2022 para tentar ser presidente. No entanto, o político não teve sucesso na tentativa e focou em sua campanha para o governo do Rio Grande do Sul. Ele se elegeu governador pela primeira vez em 2018.

Publicidade

Já no final do primeiro mandato como governador, Eduardo Leite disputou com o então governador de São Paulo, João Doria, as prévias internas do PSDB para indicar o candidato do partido à presidência da República. Contudo, o tucano não teve sucesso e decidiu ficar apenas como candidato ao governo do estado gaúcho.

Vale citar que Eduardo Leite manteve-se neutro em relação à eleição presidencial. Sem declarar apoio nem a Bolsonaro e nem a Lula, o tucano adotou como estratégia a desvinculação da polarização nacional. E conseguiu ter sucesso contra um dos principais candidatos de Jair Bolsonaro, que é Onyx Lorenzoni. Ambos são do Partido Liberal.


 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.