Em sua coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, Lula (PT) voltou a falar sobre “recuperar” os símbolos do Brasil, como a camisa verde e amarela da seleção, e usará a Copa do Mundo para isso. O presidente eleito afirmou que usará uma camiseta com o número 13 para assistir aos jogos do Brasil.
Lula afirmou que brasileiros sentiam “vergonha” de usar as cores da bandeira nacional para não serem confundidos com apoiadores de políticos ou partidos, mas disse que isso deve ser quebrado. “O verde e amarelo são as cores para 213 milhões de habitantes que amam este país. Portanto, vocês vão me ver com a camisa verde amarela, só que a minha vai ter o número 13“, afirmou.
Anteriormente, para tentar desassociar a bandeira do Brasil da campanha de Jair Bolsonaro (PL), Lula já havia misturado o verde e amarelo com o vermelho de seu partido nas cores da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT e partidos aliados.
Agora eleito, Lula pretende apostar na Copa para diminuir ainda mais a associação da bandeira e camisa da seleção brasileiras com Bolsonaro. “A Copa do Mundo começa daqui a pouco, e a gente não tem que tem ter vergonha de vestir a nossa camisa verde e amarela. O verde e amarelo não é de candidato, não é de partido“, disse.