SUBINDO O TOM

Moraes afirma que responsáveis por bloqueios “serão tratados como criminosos”

Ministro já havia ameaçado prender diretor da PRF por descumprir ordem de desbloqueio.

Moraes afirma que responsáveis por bloqueios das estradas "serão tratados como criminosos"
Presidente do TSE está investindo em punir atos contra o resultado da eleição presidencial. (Créditos: Arthur Menescal/Getty Images 2022)

Em discurso na sessão da Corte Eleitoral nesta quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes chamou os atos de paralisação que se espalharam pelo país de “criminosos” e afirmou que irá apurar quem são os responsáveis por sua organização.

Publicidade

No discurso, o ministro defendeu que o “segundo turno acabou democraticamente“e que “não há como contestar os resultados“. Foi a primeira sessão da corte eleitoral desde a conclusão do segundo turno.

Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando antidemocráticos, serão tratados como criminosos, e as responsabilidades serão apuradas”, afirmou Moraes.

Moraes defendeu que o Brasil viveu uma “vitória da democracia” e garantiu que o vencedor será diplomado até o dia 19 de dezembro e tomará posse normalmente no dia 1º de janeiro de 2023. “Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é Estado republicano”, disse

Publicidade

Além da postura do presidente do TSE, outras punições já têm sido aplicadas contra os atos antidemocráticos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que 912 multas foram aplicadas contra os caminhoneiros que bloquearam as rodovias, em valores que variam de R$5 mil até R$12 mil.

Antes do pronunciamento, o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, já havia sido ameaçado de prisão por Moraes por descumprir a ordem de desobstruir a via.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.