crime eleitoral

Moraes intima diretor da PRF a explicar operações

No sábado (29), o TSE já havia determinado que a PRF não fizesse operações no transporte público, para não atrapalhar a votação.

moraes-intima-diretor-da-prf-a-explicar-operacoes-priorizar
Alexandre de Moraes (Créditos: Reprodução/ TSE)

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, interrompa “imediatamente” operações da corporação sobre transporte público de eleitores neste domingo (30), dia do segundo turno das eleições.

Publicidade

Caso Silvinei não cumpra a ordem, receberá multa pessoal e horária de R$ 100 mil e sofrerá imediato afastamento das funções e prisão em flagrante por desobediência e crime eleitoral.

No sábado (29), o TSE já havia determinado que a PRF não fizesse operações no transporte público, para não atrapalhar a votação.

Neste domingo, diante de diversos dos relatos de descumprimento da ordem, Moraes determinou que Vasques dê esclarecimentos. “Oficie-se, com urgência, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal para informar imediatamente sobre as razões pelas quais realizadas operações policiais […] relacionadas ao transporte público de eleitores”, escreveu Moraes.

Na noite do sábado, Silvinei Vasques postou no Instagram um pedido de voto no presidente Jair Bolsonaro. Depois, apagou a publicação.

Publicidade

Eleitoras e Eleitores, compareçam para votar. O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um País justo e igualitário e repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos. VOTEM NESSE DOMINGO.

— Alexandre de Moraes (@alexandre) October 30, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.