Mesmo em um cenário de total polarização política, os brasileiros não abandonam os tão amados e queridos memes. Pode-se criar até um novo ditado: perco a eleição, mas não perco a piada.
E foi durante o 3º bloco do debate na Band no domingo (16), que a internet foi à loucura com a cena contracenada pelos candidatos à presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro tocou duas vezes no ombro de Lula, o que marcou o 1º toque entre os candidatos e deixou um silêncio constrangedor memorável.
A primeira cena amigável – ou não – aconteceu quando Lula e Bolsonaro discutiam sobre o escândalo do petrolão, como era chamado o esquema de desvio de verbas da Petrobras.
Logo após o petista terminar sua fala, sorrindo, Bolsonaro se aproximou e colocou a mão no seu ombro. “Fica aqui, Lula”, disse. O ex-presidente se esquivou como quem evita um ex-namorado arrependido.
Dois minutos depois, o presidente volta no tema corrupção nas estatais durante o governo petista e toca novamente o ombro de Lula. Ao perceber o gesto carinhoso, Lula se esquivou novamente e andou até o púlpito.
Nas redes, os eleitores claramente não deixaram passar tamanhos gestos e a chuva de memes começou.
O poder da trilha sonora pic.twitter.com/NYcCvc6lXr
— Marcos Castro (@marcoscastro) October 17, 2022
Alguns até usaram da ironia e aproximaram os candidatos como bons amigos.