PLANEJAMENTO DE GOLPE

Em depoimento, Anderson Torres diz que desconhece autor de minuta golpista

O ex-ministro disse que nunca teria levado a minuta ao conhecimento do então presidente, Jair Bolsonaro (PL).

Em depoimento, Anderson Torres diz que desconhece autor de minuta golpista
(Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, afirmou em depoimento que durou dez horas, que desconhece o autor da chamada “minuta do golpe”.

Publicidade

Segundo reportagem da CNN Brasil, o depoimento aconteceu no 4° batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na quinta-feira (02). A Polícia Federal e integrantes da PGR chegaram ao local pouco antes das 10h30, quando começou o depoimento.

Ainda sobre o documento, o ex-ministro disse que nunca teria levado a minuta ao conhecimento do então presidente, Jair Bolsonaro (PL). Torres explicou que não tinha viabilidade jurídica e ressaltou que, tecnicamente, era um documento “muito ruim, com erros de português, sem fundamento legal”.

Sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, Torres afirmou que assinou o plano de ações elaborados pela PMDF e que, se tivessem cumprido o planejado, a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes jamais teriam acontecido. O ex-ministro ainda disse que não teria viajado se soubesse dos atos golpistas.

Já no caso das acusações de fraude nas eleições, Torres afirmou que não houve fraude e que este assunto nunca foi sido tratado no Ministério da Justiça.

Publicidade

Sobre os acampamentos, ele disse que os golpistas estavam em área militar, cabendo ao comando do exército e as secretarias de segurança dos estados agirem de acordo com suas atribuições e não cabia a atuação do Ministério da Justiça no caso.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.