mudanças no governo

Ex-assessora pessoal de Michelle Bolsonaro é exonerada de suas funções no Itamaraty

Outro político exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi o ministro de segunda classe Roberto Goidanich. Ele atuava como cônsul-geral em Faro, Portugal.

Michelle Bolsonaro
(Crédito: Buda Mendes/ Getty Images)

Marcela Braga, ex-assessora pessoal de Michelle Bolsonaro, foi exonerada nesta sexta-feira (17). A conselheira trabalhava no cargo de vice-cônsul em Orlando, EUA.

Publicidade

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, Marcela atuava diretamente com a ex-primeira-dama no gabinete pessoal da Presidência da República. Segundo a CNN, apenas no ano passado ela passou a chefiar o vice-consulado.

Na época, seu novo cargo gerou polêmica. De acordo com a CNN, ela passou na frente de aproximadamente 200 pessoas que esperavam uma promoção de primeiro-secretário para conselheiro. A situação não é ilegal, mas gerou supostas reclamações no Itamaraty.

Outro político exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi o ministro de segunda classe Roberto Goidanich. Ele atuava como cônsul-geral em Faro, Portugal.

Goidanich já presidiu a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag). Durante o comando do centro de debates e pesquisas do Itamaraty, se envolveu em um caso que foi levado à CPI da Pandemia, segundo a CNN.

Publicidade

Ele promoveu um seminário virtual com o tema: conjuntura internacional no pós-coronavírus. Nele foram questionadas evidências científicas. O trecho de um dos convidados que não apoiava o uso de máscaras, um professor da Universidade Federal de Pelotas, foi veiculado nos canais da Funag.

Ambas as exonerações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

Leia mais:

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.