PRESTÍGIO INTERNACIONAL

‘Golpe de Estado é uma página virada na nossa História’, diz subprocurador-geral da República

Carlos Frederico Santos afirmou também que o Brasil, há muito tempo, não é mais uma República das Bananas

'Golpe de Estado é uma página virada na nossa História', diz subprocurador-geral da República
o subprocurador-geral da República, Carlos Santos, afirmou que o Brasil goza de prestígio internacional das grandes democracis (Crédito Foto: Reprocução/Globo News)

O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, afirmou nesta quarta-feira (13), que o golpe de 8 de janeiro é “página virada” no Brasil. Ele acrescentou, em sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), que os atos golpistas foram uma tentativa de derrubar “um governo legitimamente eleito”.

Publicidade

Santos coordenou, na Procuradoria-Geral da República, os inquéritos relacionados aos atos golpistas. A declaração foi feita na primeira sessão do STF destinada a julgar os réus pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

“Buscou-se, falando em linguagem mais clara, derrubar um governo que foi legitimamente eleito, através do sufrágio universal, a pretexto de ter ocorrido fraude nas eleições”, afirmou.

O subprocurador-geral afirmou também que o Brasil “hoje goza de prestígio internacional nas grandes democracias”.

“É importante registrar também que o Brasil há muito deixou de ser uma República das Bananas, e hoje goza de prestígio internacional nas grandes democracias. Golpe de estado é pagina virada na nossa historia”, disse.

Publicidade

O STF julga nesta semana quatro réus por suposto envolvimento nos atos golpistas: Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Mateus Lima de Carvalho Lázaro.

As afirmações de Santos foram dadas no julgamento de Aécio Pereira, o primeiro da lista. As ações penais ligadas ao 8 de janeiro serão julgadas individualmente e em plenário físico.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.