políticas públicas

Governo lança Plano Juventude Negra Viva

Ampliação da oferta de estruturas para a prática esportiva inclusiva em territórios vulneráveis e promoção de ações de enfrentamento ao racismo e contra as violências de gênero são atribuições do Ministério do Esporte

Governo lança do Plano Juventude Negra Viva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Juventude Negra Viva- Crédito: Ricardo Stuckert/PR

No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Juventude Negra Viva, em evento realizado nesta quinta-feira (21/3), no Ginásio Regional da Ceilândia, no Distrito Federal.

Publicidade

O maior pacote de políticas públicas na história do país voltado para o segmento que representa 23% da população brasileira envolve 18 ministérios com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente, entre outras.

Com um investimento de mais de R$ 665 milhões, o plano terá 12 anos de duração e será renovado a cada quatro anos. As iniciativas que impactarão populações em áreas de vulnerabilidade, e que também incluem a juventude negra, ultrapassam a cifra de R$ 1,5 bilhão.

“Enquanto estamos aqui reunidos, em algum canto do país há uma pessoa negra sofrendo agressões verbais, físicas, única e exclusivamente por conta da sua pele. Ou pior, confundida com bandido e executada a sangue frio, Ou então, vítima de uma bala perdida, que quase sempre encontra um corpo negro em seu caminho e que tantas vezes mancha de sangue um uniforme escolar e rouba a alegria e a paz de famílias inteiras em nosso país”, apontou o presidente.

Promoção da vida

Como área estratégica para a promoção de impactos positivos em áreas de vulnerabilidade social, cabe ao Ministério do Esporte a promoção da vida e o desenvolvimento saudável a partir da implantação de estruturas para a prática esportiva e atividades físicas e de lazer nos territórios para a juventude negra.

Publicidade

Além disso, elaborar e promover ações de enfrentamento ao racismo, às violências de gênero e de inclusão às práticas esportivas.

“É uma honra para o Ministério do Esporte integrar esse esforço de governo, que envolve tantas ações positivas. Não temos dúvidas de que serão realizadas”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.

A elaboração do plano contou com auxílio da própria juventude negra. Foram mais de seis mil jovens de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal que participaram das caravanas realizadas durante todo o ano de 2023, resultando em um plano com 217 ações, divididas em 11 eixos e 43 metas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.