Visitas a Michelle

Governo Lula libera 1º sigilo de 100 anos do governo Bolsonaro

Lista tem nomes de pastor, cabeleireira e até ‘personal stylist’.

governo-lula-libera-1-sigilo-de-100-anos-do-governo-bolsonaro
Michelle e Jair Bolsonaro (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

O governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) derrubou o sigilo de 100 anos sobre as visitas recebidas por Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada. O mesmo havia sido imposto por Jair Bolsonaro.

Publicidade

A relação foi obtida pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem do Estadão, a ex-primeira-dama recebeu 565 visitantes entre 2021 e 2022. 

A visita mais constante foi Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação. Nídia esteve na residência oficial da Presidência da República 51 vezes. Sua exoneração não consta no Diário Oficial da União. 

O último registro com seu nome é de 12 de dezembro do ano passado, quando Bolsonaro concedeu a ela a Ordem Nacional do Mérito Educativo. 

Outros visitantes frequentes de Michelle foram: Claudir Machado, pastor da Igreja Batista Atitude em Brasília, 31 vezes; Juliene Cunha, cabeleireira, 24 vezes; e Cynara Boechat, estilista, 5 vezes. 

Publicidade

Lula assinou um decreto no dia 1º de janeiro pedindo a revisão dos sigilos do ex-presidente pela CGU (Controladoria-Geral da União). Essa foi uma das suas promessas durante a campanha eleitoral do ano passado. 

Além das visitas para Michelle, outras informações ainda estão privadas, entre elas a carteira de vacinação do ex-presidente. Segundo o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), tais dados se tratavam de informações veiculadas à esfera privada e deveriam estar protegidas. 

No caso dos visitantes da ex-primeira dama, o GSI tomou a iniciativa e liberou os documentos antes da Controladoria terminar a análise.

Publicidade

Jair e Michelle Bolsonaro estão atualmente de férias em Orlando, nos Estados Unidos.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.