![janja](https://brasil.perfil.com/wp-content/uploads/2024/04/Abre-PERFIL-BRASIL-2024-04-15T164608.453.jpg)
A primeira-dama Janja Lula da Silva disse que seu papel no governo é de articuladora, e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lhe dá “total autonomia” para exercer sua função. Durante uma entrevista à BBC, ela também afirmou que não existe uma “linha de hierarquia” com o marido.
“Desde a campanha, [eu] disse que queria remodelar este papel de primeira-dama – a esposa que organiza chás de caridade e visita instituições filantrópicas, esse não é o meu perfil. O meu é o papel de articulador, de quem fala sobre políticas públicas. Podemos estar em espaços diferentes e conversar com públicos diferentes quando necessário”, explicou. A conversa com a emissora, divulgada no último sábado (13), foi sobre primeiras-damas na América Latina.
Atitudes polêmicas de Janja
Em setembro de 2023, enquanto o presidente Lula se recuperava de um procedimento médico, Janja viajou até o Rio Grande do Sul para acompanhar as devastações causadas por fortes chuvas no Estado. Na época, alguns brasileiros estranharam esse comportamento, afirmando que a primeira-dama estava começando a ocupar a função de Geraldo Alckmin como vice-presidente.
A socióloga participa dos encontros organizados por Lula desde a época da pré-campanha, em 2021. Após a eleição do presidente, ela começou a marcar presença em mais viagens e assumir algumas responsabilidades eventuais.
Muitos internautas não concordaram com o raciocínio expressado pela primeira-ministra. Confira algumas respostas à sua fala:
Janja articuladora do governo.
Dólar a 5,20.
🤝
— Adriano Tomasoni (@adrianotomasoni) April 15, 2024
O Brasil vai muito bem internacionalmente, porque Janja é a grande articuladora de Lula.
Deixe sua risada. pic.twitter.com/yVu1yMdImS— SEU VOTO -Não fraudado (@gato_teimoso) April 15, 2024