tramita no congresso

Lei das Estatais: Entenda como mudança beneficia Mercadante

Texto diminui de 36 meses para 30 dias o período de quarentena para que pessoa ligada a partido ou campanha política possa assumir cargo de direção em empresa pública ou de economia mista. O que isso significa para o PT?

Lei das Estatais: Entenda como mudança beneficia Mercadante
(Crédito: Agência Brasil)

Está em discussão no Congresso Nacional um projeto que altera a legislação conhecida como Lei das Estatais. Esta lei está em vigor desde julho de 2016 e tem como objetivo  impedir que aconteçam  interferências políticas nas empresas vinculadas ao governo federal.

Publicidade

Como está posta hoje, a lei veda a indicação, por exemplo,  para o conselho de administração e para os cargos de diretor, inclusive presidente, diretor-geral e diretor-presidente, de pessoas que tenham atuado, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.

A aprovação dessa Lei na Câmara aconteceu no mesmo dia em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o ex-ministro da Casa Civil e da Educação Aloízio Mercadante (PT) como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A mudança da lei ainda deve ser aprovada pelo Senado e enviada à sanção presidencial para entrar em vigor. Mas, caso não avance no Congresso, a equipe do governo Lula defende que Mercadante pode, sim, tomar posse, já que não teve um “cargo formal” na campanha de Lula.

A medida gerou reações de políticos nas redes sociais e gerou impactos no mercado financeiro:

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.