Durante o Carnaval, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar entre Rio de Janeiro e Salvador. Ele participou de festividades nas duas cidades no período.
Lira saiu de Brasília para Salvador na manhã da sexta-feira de Carnaval, a convite de Elmar Nascimento (União-BA), colega de Casa. Ele compareceu a uma festa do deputado baiano, cotado para sucedê-lo na presidência da Câmara em 2025, e juntos participaram do bloco Vumbora, no circuito Barra-Ondina, comandado por Bell Marques. Depois, Lira seguiu para o Rio de Janeiro, onde assistiu ao desfile das escolas de samba na Sapucaí.
Lira compartilhou fotos nas redes sociais ao lado de aliados como o deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ) e o deputado estadual Márcio Canella (União-RJ) curtindo o Carnaval carioca. O presidente da Câmara agradeceu a homenagem da escola Beija-Flor de Nilópolis à cidade de Maceió, capital do seu reduto político, local em que se passava o enredo da agremiação.
“Hoje, sinto imenso orgulho de prestigiar Maceió brilhando na Sapucaí com o enredo da @beijafloroficial! Este momento histórico não só fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos, mas também nos permite exibir com orgulho nossas raízes ao mundo. Viva o Carnaval e celebremos juntos a rica história e cultura de Maceió!“, escreveu em uma publicação nas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
Lira tem direito a voar de FAB?
Por ser presidente da Câmara, Lira tem direito a requisitar voos da FAB. De acordo com a legislação, ele pode pedir as aeronaves por questões de segurança, para viagens a serviço ou por emergências médicas. No caso do Carnaval de 2024, “os voos foram justificados pelo relatório da Aeronáutica como medida de segurança”.
Os trajetos Brasília-Salvador e Salvador-Rio de Janeiro transportaram oito passageiros. Os nomes dos ocupantes que viajaram com Lira, porém, não foram divulgados pela FAB.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini