MUDANÇAS

Lula avalia nomear Tebet em possível divisão da Justiça e Segurança Pública

A separação representa uma resposta positiva a uma bandeira eleitoral da direita e também atende aos interesses da ministra do Planejamento quanto a um cargo de maior projeção

lula-seguranca-publica
(Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado/Flickr)

A provável escolha de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia a disputa pela sucessão no Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com a analista Thaís Arbex da CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está considerando a nomeação Simone Tebet, que atualmente é ministra do Planejamento.

Publicidade

Entretanto, esse cenário pode se concretizar somente no caso do Ministério da Justiça ser separado da Segurança Pública. Esse movimento, além de representar uma resposta positiva a uma bandeira eleitoral da direita, também atende aos interesses da ministra do Planejamento. Vale destacar que Tebet havia expressado, no início do governo, vontade de ocupar uma pasta de maior destaque.

Essa proposta visa incorporar a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal sob o âmbito da Segurança Pública. Para liderar a nova pasta, o presidente busca alguém em quem possa confiar. Entre os possíveis nomes, estão: Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, e Ricardo Cappelli, secretário-executivo da Justiça.

Além disso, ao nomear Tebet como ministra da Justiça, o presidente busca também amenizar a insatisfação decorrente da não indicação de uma mulher para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Afinal, com a entrada de Dino, a Corte terá somente Cármen Lúcia como mulher entre os integrantes.

 * Texto sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.