MARINHA

Lula debateu submarino nuclear em jantar com almirantes

O Programa de Submarinos (Prosub) é um projeto militar desenvolvido pelo Brasil em parceria com a França

Lula debateu submarino nuclear em jantar com almirantes
Imagens do submarino nuclear Riachuelo, entregue pelo programa Prosub no ano passado (Crédito Foto: Marinha do Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula da Marinha debateram a questão do submarino de propulsão nuclear que o Brasil desenvolve com tecnologia francesa, durante jantar com almirantes nesta quarta-feira (14). As informações são do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Publicidade

“Foi um jantar muito bom, amistoso. Conversamos muito sobre o programa de submarinos da Marinha. O presidente tinha essa dúvida sobre a situação do projeto”, disse Múcio em entrevista à CCN.

O Programa de Submarinos (Prosub) é o principal projeto desenvolvido pela Marinha do Brasil em parceria com a França.

O presidente Lula, de acordo com o ministro Múcio, emitiu sinais de apoio à conclusão do projeto. O Palácio do Planalto tem utilizado os projetos prioritários das Forças Armadas para se reaproximar dos militares.

Segundo comunicado da Marinha, está prevista “a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear”.

Publicidade

Há, inclusive, uma definição para que parte deles integre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que deve ser apresentado já nos próximos dias.

Múcio ainda complementou que não houve discussão sobre assuntos políticos no evento que reuniu o presidenten e o almirantado. “Foi zero política”, disse.

A Marinha foi a Força que mais resistiu a Lula, segundo informação de pessoas próximas ao presidente. O antigo comandante, almirante Almir Garnier Santos, por exemplo, rejeitou transmitir o comando pessoalmente ao atual, Marcos Sampaio Olsen, para não precisar prestar continência ao presidente Lula, eleito em 2022.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.