governo lula

Lula derruba 18 indicações de Bolsonaro para órgãos públicos e agências reguladoras

Dez das 18 indicações foram feitas por Bolsonaro após a sua derrota nas eleições de outubro.

Lula derruba 18 indicações de Bolsonaro para orgãos públicos e agências reguladoras 
Novas indicações aos postos ainda não foram enviadas ao Congresso (Crédito: José Cruz/Agência Brasil)
O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrubou, nesta terça-feira (31), 18 indicações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para diretores de órgãos públicos e agências reguladoras e para o comando de embaixadas do Brasil no exterior.

Os pedidos de cancelamento das indicações foram publicados, nesta terça-feira (31), no “Diário Oficial da União”. As indicações, que ainda aguardavam aprovação do Legislativo, foram feitas pelo ex-presidente a partir de dezembro de 2021.

Publicidade

Esta terça (31) é a véspera da retomada dos trabalhos no legislativo. Dez das 18 indicações foram feitas por Bolsonaro após a sua derrota nas eleições de outubro. Novas indicações aos postos ainda não foram enviadas ao Congresso.

Além disso, posteriormente às eleições presidenciais do ano passado, o Senado chegou a aprovar indicações de embaixadores, porém, adiou a análise dos postos considerados mais estratégicos. Na lista de indicações, haviam pessoas ligadas ao Bolsonarismo.

Algumas das indicações canceladas por Lula foram Helio Ferraz de Oliveira, indicado a diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Daniel de Macedo Alves Pereira, indicado à recondução como chefe da Defensoria-Pública da União e André Elias Marques, indicado a ouvidor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

André Ruelli, indicado a ouvidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ronaldo Jorge da Silva Lima, indicado à recondução como diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) e José Mauro Esteves dos Santos, indicado a diretor-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) – cargo com mandato de quatro anos, também foram algumas das indicações canceladas pelo atual presidente.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.