Aceno aos militares

Lula diz que tem ‘carinho’ pelas Forças Armadas

Declaração do presidente foi dada durante o lançamento do submarino Tonelero, com participação do mandatário francês Emmanuel Macron

Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, acompanharam o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero” (S42).
Lula e Macron – Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da França, Emmanuel Macron, acompanharam o batismo e o lançamento ao mar do Submarino “Tonelero” (S42). Durante cerimônia, na manhã desta quarta-feira (27), o petista afirmou que tem “carinho” pelas Forças Armadas e defendeu que elas sejam “altamente qualificadas” como forma de “garantir a paz”.

Publicidade

“Esse carinho que temos com a Marinha, temos com a Força Aérea Brasileira e com o Exército Brasileiro, porque um país do tamanho do Brasil precisa ter Forças Armadas altamente qualificadas, altamente preparadas ao ponto de dar respostas e garantir a paz quando nosso país precisar”, afirmou Lula.

Ao lado de Macron, o presidente também voltou a defender o fim dos conflitos geopolíticos e a pedir paz. Os dois participaram, no Complexo Naval de Itaguaí, litoral Sul do Rio, do lançamento do terceiro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), uma parceria entre os governos brasileiro e francês. 

“Temos que nos preocupar com nossa defesa. Não porque queremos guerra, mas para quem quer paz. Um país que quer se proteger e construir a soberania de seu povo, tem que se preocupar com o espaço aéreo, marítimo, com suas riquezas”, disse Lula.

“Essa parceria com a França vai permitir que a gente se prepare para conviver com essa diversidade sem se preocupar com qualquer tipo de guerra, porque somos defensores da paz. Queremos que todos os países que querem paz saibam que o Brasil está ao seu lado”, acrescentou.

Publicidade

Nas últimas semanas, Lula vem modulando as declarações sobre os eventos de 60 anos do golpe militar, data lembrada no próximo domingo, e fala em “virar a página”.

Aliança Brasil-França

Os presidentes também trocaram acenos e projetaram uma ampliação na aliança e na troca tecnológica entre os dois países. Macron ressaltou a “vontade e a determinação” de um homem com visão, sobre Lula ter iniciado a Parceria Estratégica Brasil-França há 16 anos, em 2008.

Já o presidente brasileiro, ressaltou os avanços tecnológicos no país com a cooperação junto aos franceses. Novos acordos também devem ser firmados na reunião bilateral entre os dois, marcada para esta quinta-feira (28), em Brasília.

Publicidade

“Meu caro Lula, estou aqui para celebrar esses 16 anos de parceria, mas para que nos próximos anos possamos expandir essa cooperação, com uma ambição ainda maior. De um Brasil e uma França ainda mais fortes”, disse Macron.

“Quando nos encontrarmos amanhã em Brasília, vamos firmar a maior quantidade de acordos que Brasil e França já firmaram”, prometeu Lula.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.