Brasília

Lula e Janja são recepcionados em coquetel no Itamaraty

Coquetel contou com a presença de autoridades estrangeiras e convidados do casal presidencial.

Lula e Janja são recepcionados em coquetel no Itamaraty
Coquetel contou com a presença de autoridades estrangeiras e convidados do casal presidencial. (crédito: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram de um coquetel na noite deste domingo (01), como última etapa do protocolo oficial de posse. Estavam presentes autoridades estrangeiras e outros convidados do casal presidencial. Eles foram recepcionados no Palácio do Itamaraty pelo novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Publicidade

Em rápida troca de palavras com jornalistas, Lula disse que não pretenderá mais restringir o espaço da imprensa na área externa do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. “Não vai ter mais cercadinho”, disse o presidente, referindo-se ao alambrado que permaneceu no local durante toda o governo de Jair Bolsonaro.

Houve atraso de cerca de uma hora e meia na chegada de Lula em relação ao cronograma oficial, e algumas autoridades estrangeiras decidiram não aguardar a chegada do mandatário brasileiro. Foi o caso do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse ter uma reunião bilateral com Lula às 12h desta segunda-feira (02).

A primeira-dama chegou ao coquetel com um vestido longo de tom azulado, roupa diferente do blazer e calça, desenhados pela estilista Helô Rocha, utilizado por ela durante as etapas anteriores da posse, no Congresso e no Palácio do Planalto.

Além dos 18 chefes de Estados que vieram à Brasília participar da cerimônia oficial de posse, convidados como o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também compareceram ao coquetel. O ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF) foi aplaudido ao chegar.

Publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda dama, Lu Alckmin, também participaram do coquetel no Itamaraty.

No cardápio do coquetel, constavam quitutes brasileiros como bolinho de feijoada, acarajé e  pudim de tapioca. Outros pratos são mojica de mandioca, churros de tapioca com vatapá, arroz carreteiro com ovo e PANCs e bolinho de piracuí. Entre os chefes que participaram da elaboração do cardápio estavam Nara Amaral, Kalymaracaya Nogueira, Morena Leite, Paulo Machado e Saulo Jennings.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.