LULA NA CHINA

Lula é recebido pelo presidente chinês Xi Jinping

O assunto principal do encontro é a relação comercial entre os países. Os chefes de Estado firmam parcerias em áreas estratégicas, como tecnologia e agronegócios.

lula-xi-jinping
(Crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo líder chinês, Xi Jinping. Na pauta, a formalização de pelo menos 15 acordos comerciais entre os dois países.

Publicidade

De acordo com o Ministério da Fazenda, os valores giram em torno de R$ 50 bilhões de investimento. Entre os acordos anunciados, alguns relacionados ao setor do agronegócio e tecnologia: Brasil e China vão atuar em conjunto em um plano  para a cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal. Além disso, os dois países vão tratar do protocolo sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.

Publicidade

Na cerimônia de chegada, Lula, Xi Jinping e suas comitivas trocaram cumprimentos e caminharam juntos na Praça da Paz Celestial ao som dos hinos dos dois países e de músicas brasileiras, como ‘Novo Tempo’, de Ivan Lins. 

Nas redes sociais, a primeira-dama Janja, registrou momentos do encontro entre Lula e Xi Jinping, acománhado da sua esposa Peng Liyuan.

Publicidade

 *  Reportagem em atualização

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.