Jogo dos ministérios

Lula e Simone Tebet se reúnem para definir ministério

O futuro chefe de Estado deve colocar Planejamento ou Meio Ambiente à escolha da Tebet. A não ser que Simone recuse ser indicada para uma dessas pastas, o MDB vê como certo o cargo de ministra. 

lula-e-simone-tebet-se-reunem-para-definir-ministerio
Durante o segundo turno, declarou apoiou ao candidato petista e, com a vitória, integrou a equipe de transição no parte de desenvolvimento social (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (23), com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para definir qual ministério a parlamentar ocupará no futuro governo. O encontro ocorreu no hotel onde Lula está hospedado, em Brasília.

Publicidade

Segundo a CNN Brasil, o futuro chefe de Estado deve colocar Planejamento ou Meio Ambiente à escolha da Tebet. A não ser que Simone recuse ser indicada para uma dessas pastas, o MDB vê como certo o cargo de ministra. 

O nome de Marina Silva é uma forte concorrência para a parlamentar na área ambiental, já que a mesma apoiou Lula desde o primeiro turno e é internacionalmente reconhecida no setor. No caso do Planejamento, a senadora serviria como “fiadora” do governo junto ao mercado financeiro e agentes econômicos. O que pode ser interessante, pois parte significativa do empresariado apoiou a candidata do MDB no primeiro turno e, a partir de sua mobilização, não aderiu o voto à Jair Bolsonaro (PL) na disputa final.

Simone já havia sinalizado seu interesse em ocupar a pasta do Desenvolvimento Social, que foi designada para o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que atuou ativamente para viabilizar a manutenção dos R$ 600 do futuro Bolsa Família com adicional de R$ 150 por criança de até cinco anos. Logo após o anúncio, Dias afirmou que Lula sabe a “importância” da parlamentar para o cenário político atual.

A definição das pastas a serem oferecidas a Tebet e o espaço do partido na nova gestão foram acertados em reunião com a cúpula do MDB nesta quinta-feira (22).

Publicidade

Simone Tebet ficou em terceiro lugar durante o primeiro turno das eleições deste ano, obtendo 4,9 milhões de voto (4,1%). Durante o segundo turno, declarou apoiou ao candidato petista e, com a vitória, integrou a equipe de transição no parte de desenvolvimento social. 

O futuro governo confirmou 37 ministérios e, até o momento, 21 ministros foram anunciados. 

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.