Logo que foi anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social, o ex-governador do Piauí Wellington Dias afirmou que “Lula sabe a importância da senadora Simone Tebet (MDB-MS) no cenário político atual”. E, deveria mesmo saber.
Era grande a expectativa de que Tebet assumisse justamente a pasta do Desenvolvimento Social – onde teria o Bolsa Família sob sua responsabilidade (e holofotes). O PT não abriu mão de uma pasta tão importante eleitoralmente. Tebet queria ser ministra da Educação. Não foi possível, já que ficou com o PT – mesmo com o histórico como professora de Direito.
Houve um verdadeiro desmonte de políticas públicas de assistência e desenvolvimento social no Ministério da Cidadania. Hoje, praticamente quase todo orçamento do ministério está voltado para Auxílio Brasil e Auxílio Gás. + pic.twitter.com/Kgml7MIaoA
— Simone Tebet (@simonetebetbr) December 2, 2022
Ofereceram Agricultura mas, segundo interlocutores, há simpatia pelo de Meio Ambiente. Vamos aguardar o que está por vir e se Tebet será tratada como aliada ou futura adversária política nas próximas eleições.
Vale lembrar que ela concorreu à Presidência da República neste ano e obteve 4,9 milhões de votos (4,1%). No segundo turno, apoiou Lula na disputa contra Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista à Perfil Brasil, na época em que disputava o primeiro turno, Tebet criticou o governo Bolsonaro e disse “é hora de colocar um adulto na sala”. Resta saber onde está esse adulto.
Ver essa foto no Instagram
Siga a gente no Google Notícias