Conclusão dos trabalhos

Equipe de transição do governo Lula apresenta relatório final

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenou as atividades, enquanto o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), chefiou os grupos temáticos. 

equipe-de-transicao-do-governo-eleito-apresenta-relatorio-final
O evento aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.  (Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (22) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou da apresentação do relatório final, realizada pela equipe de transição, sobre a conclusão dos trabalhos. O evento aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. 

Publicidade

No decorrer das últimas semanas, foram levadas recomendações ao futuro presidente sobre os resultados obtidos em relação ao atual cenário brasileiro. Os trabalhos da transição foram divididos em mais de 30 grupos temáticos. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenou as atividades, enquanto o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), chefiou os grupos temáticos. 

No início da cerimônia, Lula agradeceu aos presidentes da Câmara e do Senado e aos congressistas pela aprovação da PEC da Transição. Devido ao sucesso de seu plano, comentou: “Eu acho que é a primeira vez que um presidente da República […] começa a governar antes da posse“. 

Em seu discurso de abertura, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, afirmou que Jair Bolsonaro (PL) deixou um “alto grau de destruição” e que será necessária uma reconstrução. Alckmin reforçou a parlamentar ao dizer que, na área da educação, ocorreram “enormes retrocessos”, entre eles, a diminuição da aprendizagem e o aumento da evasão escolar. 

Também falou sobre a queda da vacinação, dando ênfase à campanha de poliomielite, e o alto índice de mortes por Covid-19. “Há um grande desafio pela frente na saúde. A má condução da saúde fez com que o Brasil, tendo 2,7% da população mundial, tivesse quase 11% das mortes por Covid nessa pandemia mundial.” 

Publicidade

Além disso, também tratou sobre a relação da política armamentista da atual gestão com a ampliação do número de feminicídios. Segundo ele, em seis meses, ocorreram 700 crimes do tipo com armas de fogo.

Na cultura, o número de recursos contatos apresentou uma redução de quase 90%. E, na de habitação, os repasses teriam sido menores para o programa Minha Casa, Minha Vida. “Na habitação […], praticamente zerou a faixa 1, que é a mais importante do ponto de vista social, são aqueles que ganham menos de R$ 1,8 mil”, afirmou.

Para finalizar, citou a questão ambiental, dizendo que houve um “aumento de 59% do desmatamento na Amazônia entre 2019 e 2022. E, nas últimas semanas, 30 dias, 1.216% de aumento nas queimadas”.

Publicidade

Nesta quinta (22), Lula também anunciou os nomes de mais 17 ministros que integrarão o novo governo a partir de 2023.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.