Brasília

Lula: “os militares sempre tiveram uma interferência na política brasileira”

“No Brasil, tudo é mais demorado. Nossa independência foi mais demorada. O fim da escravidão, a nossa democracia”, disse o presidente, em almoço

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou, em um almoço comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que "os militares sempre tiveram uma interferência na política brasileira”.
Declaração foi dada em almoço do Dia das Mulheres – Créditos: Sérgio Lima/Poder360

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou, em um almoço comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que “os militares sempre tiveram uma interferência na política brasileira”.

Publicidade

“No Brasil, tudo é mais demorado. Nossa independência foi mais demorada. O fim da escravidão, a nossa democracia… Desde que foi proclamada a República, que foi um golpe contra o imperador, os militares sempre tiveram uma interferência na política brasileira”, destacou.

“Estamos vivendo o período mais longevo da democracia contínua. Mesmo assim, no dia 8 de janeiro do ano passado, alguns malandros queriam dar um golpe e não deixar que acontecesse os resultados das eleições. Até hoje essas pessoas dizem que as eleições não valeram”, completou.

Almoço

O presidente Lula reuniu ministras e servidoras para celebrar este 8 de março em um tradicional restaurante em Brasília, o Tia Zélia. O evento ocorre após uma pesquisa da agência Qaest mostrar queda nos níveis de aprovação da terceira gestão de Lula.

O petista também arranjou o encontro para conter críticas de pouca representatividade feminina nos ministérios do país, que contam com mulheres chefiando apenas nove das 38 pastas. Um dia atrás, em 7 de março, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, criticou o presidente diretamente pela falta de presença de mulheres em cargos importantes.

Publicidade

“O dia da mulher é o ano inteiro, mas a gente tem que aproveitar o mês de março e fazer nossos apelos e dizer que chegar à representação feminina, presidente, que o senhor está nos dando a oportunidade, em cargos de poder ainda não é o adequado, o que a gente quer é a paridade. Mas são grandes oportunidades para nós, para contribuir com um Brasil melhor”.

Em 2023, Lula retirou duas mulheres do comando de ministérios: Ana Moser, do Esporte, e Daniela Carneiro, do Turismo, e nomeou os substitutos André Fufuca (Esporte) e Silvio Costa Filho (Turismo) de acordo com as demandas do Centrão.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.