"País precisa de instituições fortes"

Lula parabeniza Pacheco e Lira pela reeleição

Nos bastidores, o governo Lula participou das articulações para a vitória dos dois candidatos.

Lula parabeniza Pacheco e Lira pela reeleição
(crédito: reprodução/Agência Brasil)

Após os resultados das eleições para presidentes da Câmara e Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou nesta última quarta-feira (01), que parabenizou Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pela reeleição de ambos para comandar as casas pelos próximos dois anos.

Publicidade

Pacheco obteve 49 votos entre os 81 senadores. Já Lira obteve a preferência de 464 deputados federais, recorde de votação para a presidência da Câmara dos Deputados.

Segundo reportagem do portal G1, Lula entrou em contato com os vencedores: “Telefonei agora para parabenizar Arthur Lira e Rodrigo Pacheco pela reeleição para as presidências da Câmara e do Senado. Desejo uma boa gestão. Nosso país precisa de instituições fortes e democráticas”.

XADREZ NOS BASTIDORES

Nos bastidores, o governo Lula participou das articulações para a vitória dos dois candidatos. Na Câmara, foi fechado um acordo por Lira, que colocou o PT e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro e que anunciou oposição a Lula, em um mesmo bloco.

No Senado, o governo atuou junto a senadores para garantir a vitória de Rodrigo Pacheco e impedir que a casa fosse comandada por Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro no governo Bolsonaro.

Publicidade

Além disso, 13 ministros do governo federal participaram das votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Eles foram exonerados para tomar posse e/ou votar nos pleitos das duas casas do Congresso Nacional. A manobra ajudou a votação ser favorável aos interesses do Governo.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.