GOVERNO FEDERAL

Lula recebe governadores para falar de prioridades de cada estado

Além de falarem sobre o ICMS, os governadores vão listar três principais medidas do governo federal que cada estado avalia ser prioridade.

Lula recebe governadores para falar de prioridades de cada estado
(Créditos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, nesta sexta-feira (27), os governadores das unidades federativas do país, no Palácio do Planalto, em Brasília, para falar das ações prioritárias que o governo federal deve fazer em casa estado.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, confirmou a presença de todos os governadores no encontro.

Durante a reunião, um dos principais temas deve ser a queixa dos estados terem perdido arrecadação devido às mudanças na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos considerados essenciais, como combustíveis e energia elétrica. Os governadores afirmam que o teto de cobrança diminuiu a arrecadação das unidades federativas.

Nesta quinta-feira (26), os chefes dos executivos estaduais se reuniram no Fórum dos Governadores em Brasília e o tema do ICMS foi um dos temas discutidos.

“Falaremos com o presidente e com a equipe que estará nessa reunião, sobre as compensações. Ano passado, fiz diversas críticas contundentes àquela atuação feita pelo governo federal e pelo Congresso Nacional. Eu discordei e critiquei, porque foi uma medida invasiva e desproposital”, disse o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União).

Publicidade

Além do ICMS, os governadores vão listar as três principais medidas do governo federal que cada estado avalia ser prioritária.

Essa será a segunda vez que Lula se reunirá com os governadores dos estados. O primeiro encontro ocorreu em Brasília, um dia após o ataque de bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Durante o encontro, os governadores presentes reafirmaram o compromisso com a democracia.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.