VIAGEM PRESIDENCIAL

Lula se reúne com presidente da Argentina nesta segunda-feira

A expectativa é de que acordos econômicos entre os dois países sejam assinados.

Lula se reúne com presidente da Argentina nesta segunda-feira
Viagem simboliza intenção do Brasil recriar laços com a America Latina (crédito: instagram/Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta segunda-feira (23) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires. O encontro está previsto para acontecer no fim desta manhã. Após a reunião, é esperada uma declaração conjunta à imprensa. Acordos entre os dois países também devem ser assinados.

Publicidade

De acordo com o portal G1, antes da reunião na Casa Rosada, Lula participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín. Para a tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários. Já de noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

Lula chegou neste domingo (22) na Argentina, na primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Em uma rede social, ele afirmou: “Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Segundo o Planalto, a comitiva presidencial é formada por seis ministros: Mauro Vieira (Relações Exteriores); Fernando Haddad (Fazenda); Nísia Trindade (Saúde); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Amanhã, Lula participará da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), onde também estará presente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Publicidade

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região. Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

PRÓXIMAS VIAGENS

Antes da viagem à Argentina, o presidente Lula transmitiu a função de chefe do Executivo ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. É a primeira vez que Alckmin vai assumir as funções de presidente da República. Ele fica interinamente na função até Lula retornar do Uruguai, onde o presidente estará na próxima quarta-feira (25) e deve se reunir com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou. Já em fevereiro, Lula deve ir para os Estados Unidos. Em março, o presidente deve visitar a China.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.