estado de emergência

Presidente Lula visita áreas atingidas por temporais no litoral norte de SP

Uma das áreas mais afetadas foi São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Em Ubatuba, uma criança de 7 anos morreu após um deslizamento.

Presidente Lula visita áreas atingidas por temporais no litoral norte de SP
(Crédito: Getty Images)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta segunda-feira (20) as áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral norte paulista. Alguns ministros também vão acompanhar o presidente na visita. São eles: o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

Publicidade

Uma das áreas mais afetadas foi São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas, segundo a agência Brasil. Em Ubatuba, uma criança de 7 anos morreu após um deslizamento.

A previsão é de que o presidente deixe Salvador, onde estava passando o carnaval, e chegue a São José dos Campos por volta das 10h. De lá sobrevoa a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas, de acordo com a agência Brasil.

Nas redes sociais, Lula afirmou: “Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia.”

O presidente disse ainda que conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto sobre a situação.

Publicidade

Publicidade

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.