Ricardo Camarinha

Médico de Bolsonaro entra na mira da Polícia Federal; saiba mais

Depoimentos de funcionários da Apex apontaram que Camarinha era um trabalhador fantasma da empresa

Depoimentos de funcionários da Apex à Polícia Federal apontaram que Camarinha era um trabalhador fantasma da empresa
Ricardo Caraminha e Jair Bolsonaro – Créditos: Reprodução

O médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser alvo de investigação da Polícia Federal (PF). Ricardo Camarinha foi o profissional de Bolsonaro durante seu governo e, de acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globoele foi mencionado em depoimento prestados à PF.

Publicidade

Funcionários da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) do escritório em Miami, nos Estados Unidos, apontaram, para a polícia, que Camarinha era um trabalhador fantasma da empresa. De acordo com as pessoas que depuseram, o médico recebia salário de R$ 36,8 mil sem nunca aparecer na agência para trabalhar.

O profissional da saúde, de acordo com os funcionários, havia sido nomeado por ordem de Jair Bolsonaro ao general Mauro Cid, que, na época, era chefe da Apex em Miami. Camarinha ainda mora nos Estados Unidos e pode enfrentar inquérito devido às informações declaradas.

Os depoimentos foram recolhidos, segundo o colunista do UOL, Aguirre Talento, pela Polícia Federal durante a investigação das joias da Arábia Saudita, que envolve Bolsonaro. A instituição, ainda está apurando se Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens, utilizou-se da estrutura da Apex para vender as peças de forma ilegal. As joias eram objetos do Estado brasileiro, ele recebeu apenas como o presidente e representante do país.

Quem é Camarinha?

Ricardo Camarinha foi o profissional responsável pela saúde de Bolsonaro, acompanhando-o em viagens e internações hospitalares. O médico permaneceu no cargo da Agência entre abril de 2022 e 2 de janeiro de 2023, quando foi exonerado no governo Lula, pelo novo presidente da Agência.

Publicidade

Em janeiro do ano passado, ele foi visto visitando o ex-presidente em Orlando.

Publicidade

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.