Rondônia

“Meu legado é inspirar mulheres na política”, diz a Deputada Estadual Ieda Chaves

Como primeira-dama de Porto Velho, ela conta que conheceu de perto a realidade da população e quis fazer sua parte para ampliar a participação feminina no cenário político

ieda-chaves-rondonia
Ieda Chaves é Deputada Estadual de Rondônia e primeira-dama de Porto Velho (Crédito: Perfil Brasil)
Quando formou-se em Odontologia, a política era algo muito distante da realidade de Ieda Chaves. Depois de uma bem-sucedida trajetória na área da saúde e na iniciativa privada, como CEO de uma empresa de educação, decidiu fazer sua parte para inspirar mulheres. Tornou-se deputada estadual com expressiva votação e carrega a bandeira da igualdade: “Nós não queremos ser mais do que homens. Queremos equilíbrio. Na legislatura passada, eram 24 parlamentares, sendo apenas duas mulheres. Hoje, são cinco mulheres. Ainda há um longo caminho a percorrer”, afirma.
Ela lembra que, quando estava à frente de um grupo educacional, era a única mulher entre os CEOs de empresas. Quando perguntada se já sofreu machismo, Ieda lembra  de um episódio que ocorreu quando ainda atuava na área da Odontologia: ao se deparar com ela, um possível cliente recusou-se a ser atendido por ‘não confiar em uma profissional tão jovem’. Ela reflete: “Se fosse um homem, ele teria esse receio? Certamente não”, conclui.
“Minha meta é abrir portas para que mulheres sejam o que elas sonham, na profissão que quiserem”.
Casada com Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho, Ieda é ainda primeira-dama da capital de Rondônia. “Essa experiência como primeira-dama foi importante para conhecer a realidade do município e entender as principais demandas da população”, reflete.

Belezas de Porto Velho

Quando o assunto é turismo, Ieda dá dicas aos visitantes: “Quem vai a Porto velho não pode deixar de conhecer as belezas naturais da cidade: nossos rios, nosso lagos, hotéis de selva… temos uma reserva, inclusive Federal, que é um passeio imperdível – a  Reserva Extrativista do Lago do Cuniã”.
Uma unidade de conservação de uso sustentável, formada por famílias que dependem da pesca, agricultura, extrativismo dos produtos da floresta e manejo do jacaré. “Imperdível! O mundo precisa conhecer”, ressalta Ieda.
Ieda-chaves-porto-velho
A revoada dos biguás é um espetáculo à parte da mãe natureza (Crédito: Divulgação)

Confira a entrevista completa de Ieda Chaves à Perfil Brasil.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.