Combate à varíola dos macacos

Ministro Alexandre de Moraes será relator em ação contra Jair Bolsonaro

A ação foi realizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para que a União apresente um Plano Nacional de Combate à varíola dos macacos.

Ministro Alexandre de Moraes será relator em ação contra Jair Bolsonaro
Alexandre de Moraes (Crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi sorteado e será o relator de uma ação contra Jair Bolsonaro. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou um pedido de ação para que a União apresente um Plano Nacional de Combate à varíola dos macacos.

Publicidade

Segundo a CNN, entre os pedidos dessa ação, apresentada pelo deputado federal Israel Batista (PSB-DF), estão: uma autorização para que os estados adotem as medidas que julgarem necessárias para o combate da doença, como por exemplo, a vacinação compulsória de grupos de risco, e que o Governo Federal não divulgue notícias falsas em relação à Varíola dos Macacos.

Leia trecho do pedido:

“Apesar da disseminação da varíola dos macacos, há total inércia por parte da União Federal sobre o tema, inexistindo, até o presente momento, um Plano Nacional eficiente e operacional, endossado por autoridades sanitárias e científicas, no intuito de coordenar esforços contra a potencial epidemia de Monkeypox. Aliás, frise-se que, nesse sentido, o Governo Federal determinou, inclusive, o fechamento da Sala de Situação para monitoramento da monkeypox. Além disso, o comportamento errático e sem qualquer planejamento operacional em relação à disseminação da monkeypox expõe o cenário de crise estrutural no Brasil quanto às políticas públicas na área da saúde, bem como a absoluta inércia estatal quanto à necessidade de vacinação e controle da potencial epidemia de monkeypox.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.