SOB INVESTIGAÇÃO

Ministro Moraes autoriza e Anderson Torres será ouvido sobre atuação da PRF nas eleições

Para o atual titular da Justiça, Flávio Dino, o comportamento da corporação à época indica algumas anomalias, como a concentração de operações no NE.

Ministro Moraes autoriza e Anderson Torres será ouvido sobre atuação da PRF nas eleições
O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, durante coletiva sobre a Operação Eleições 2022 da PRF no 2º turno (Crédito Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (20) que o ex-ministro Anderson Torres seja ouvido pela Polícia Federal (PF) no inquérito que apura as ações da Polícia Rodoviária Federal durante as eleições de 2022. O depoimento está marcado para a próxima segunda-feira (24).

Publicidade

Torres está preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão nos atos golpistas deflagrados no dia 08 janeiro. Ele era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal à época. O Ministério Público Federal defendeu que ele seja posto em liberdade e cumpra medidas cautelares.

A Polícia Federal requisitou ao ministro do Alexandre de Moraes, que atendeu o pedido para que Torres seja ouvido como declarante na sede da PF em Brasília. Na decisão, o ministro do STF afirma que está assegurado ao ex-ministro “o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder a perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo”.

Moraes ainda escreveu em sua decisão que “o privilégio contra a autoincriminação em momento algum consagra o direito de recusa de um indivíduo a participar de atos procedimentais, processuais ou previsões legais estabelecidas licitamente. Dessa maneira, desde que com absoluto respeito aos direitos e garantias fundamentais do investigado, os órgãos estatais não podem ser frustrados ou impedidos de exercerem seus poderes investigatórios e persecutórios previstos na legislação”.

O relatório que Ministério da Justiça entregou à Controladoria Geral da União (CGU) revela que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou 2.185 ônibus no Nordeste, onde Lula (PT) era favorito. Por outro lado, foram fiscalizados apenas 571 no Sudeste, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, vésperas e dia do 2º turno das eleições de 2022.

Publicidade

O Ministério da Justiça, ao qual a PRF está subordinada, era comandado por Torres no ano passado. O novo ministro da Justiça, Flávio Dino afirmou que os dados apresentados pela PRF apontam ao menos três “anomalias” na corporação durante as eleições de 2022: concentração de operações no Nordeste; mudanças no planejamento inicial; e uma determinação para que a PRF atuasse em conjunto com a Polícia Federal no segundo turno.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.