Reaproximação

Missão diplomática está na Venezuela para reabrir embaixada

Embaixada do Brasil, na Venezuela, esta fechada desde março de 2020 por iniciativa do governo de Jair Bolsonaro.

Missão diplomática está na Venezuela para reabrir embaixada
Palácio do Itamaraty, em Brasília. (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Já está em Caracas, na Venezuela, a missão diplomática brasileira enviada para dar início às providências para a reabertura da Embaixada do Brasil no país, fechada desde março de 2020, por iniciativa do governo anterior.

Publicidade

Segundo o Palácio do Itamaraty, o grupo é liderado pelo embaixador Flávio Macieira, e foi enviado para avaliar as condições dos imóveis e tomar as primeiras medidas com vistas ao pleno funcionamento da representação brasileira, que inicialmente terá um encarregado de negócios e, mais adiante, o envio de um embaixador.

“O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, permitindo a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diferentes temas que compõem a agenda entre os dois países”, informou o Itamaraty.

A pasta destacou que o diálogo com a Venezuela, que tem extensa fronteira com o Brasil, na Região Norte, além de cooperação em diversas áreas, é fundamental para revitalizar a integração regional desejada pelo novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. As relações entre os dois países foram formalmente retomadas no dia 2 de janeiro, logo após a posse do novo governo.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.