TRANSFOBIA

Moraes pede manifestação da PGR sobre suspensão das redes de Nikolas Ferreira

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) pediu a suspensão de acesso de Nikolas a suas redes após ele realizar um discurso transfóbico no Dia Internacional da Mulher (08) na Câmara.

Moraes pede manifestação da PGR sobre suspensão das redes de Nikolas Ferreira
Após o episódio, pelas redes sociais, Nikolas Ferreira negou qualquer ofensa (Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o pedido da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) para suspender as redes sociais do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Publicidade

A parlamentar pediu a suspensão de acesso após discurso do deputado no Dia Internacional da Mulher, quando Nikolas vestiu uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e afirmou ainda que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. Para a comunidade LGBTQIA+, o parlamentar cometeu crime de transfobia no discurso.

“Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento apresentado pela deputada federal Érika Hilton, para imposição de medidas cautelares em desfavor do deputado federal Nikolas Ferreira no prazo de 5 cinco dias”, despachou Moraes nesta segunda (20).

Após o episódio, pelas redes sociais, Nikolas Ferreira negou qualquer ofensa. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca. O que passar disso é histeria e narrativa”, afirmou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.