embarcação de guerra

Novo submarino da Marinha terá Janja como madrinha; saiba mais

Primeira-dama participará de cerimônia de lançamento do “Tonelero”

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, será madrinha do novo submarino da Marinha, construído totalmente no Brasil.
A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja – Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, será madrinha do novo submarino da Marinha, construído totalmente no Brasil. O “Tonelero” será lançado na próxima quarta-feira (27), em Itaguaí, no Rio de Janeiro, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente da França, Emmanuel Macron na cerimônia de estreia.

Publicidade

“O evento marcará a prontificação do processo construtivo do terceiro Submarino Convencional com Propulsão Diesel-Elétrica, construído totalmente no Brasil, no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos”, informou a Marinha. “O Prosub tem acumulado diversos benefícios para o País desde a sua criação, tais como: geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos; intercâmbio com 23 universidades; e cerca de 700 empresas envolvidas.”

O Tonelero é equipado com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas.
Marinha lança o submarino “Tonelero”, construído totalmente no Brasil – Crédito: Marinha do Brasil

O Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A embarcação será usada na Amazônia Azul, a faixa de oceano sob responsabilidade brasileira.

Equipado com seis tubos de lançamento, ele pode disparar torpedos, mísseis antinavio e minas. Ele também possui sensores possíveis inimigos e equipamentos de guerra.

O Tonelero  foi construído com auxílio de tecnologia francesa e terá 71 metros de comprimento. Ele poderá submergir por mais de 250 metros de profundidade, com potencial de 70 dias de navegação sem necessidade de retorno à superfície.

Publicidade

Madrinhas de embarcações

Conforme a Marinha, convidar primeiras-damas para o batismo de embarcações é tradição da Força.

“Em 14 de dezembro de 2018, Marcela Temer, esposa do então presidente, Michel Temer, foi convidada para batizar o primeiro submarino da classe Riachuelo”, recordou a Marinha. “Já para o submarino Humaitá, a madrinha foi Adelaide Chaves Azevedo e Silva, esposa do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, em cerimônia ocorrida em 11 de dezembro de 2020.”

Ainda conforme a Marinha, em 1937, a primeira-dama Darcy Vargas, esposa do então presidente Getúlio Vargas, batizou o monitor Parnaíba, em serviço no Comando da Flotilha de Mato Grosso. “Construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, na era de ouro da construção naval militar brasileira, é o mais antigo navio de guerra ainda em atividade na Marinha do Brasil”, comunicaram os militares.

Publicidade

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.