NOVA FASE

Operação Lesa Pátria: PF tenta prender três investigados e faz buscas em sete estados e no DF

Há, também, 24 mandados de busca e apreensão em Tocantins (8), São Paulo (6), Mato Grosso do Sul (2), Paraná (3), Rio Grande do Sul (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e no Distrito Federal (2)

Operação Lesa Pátria: PF tenta prender 3 e faz buscas em sete estados e no DF
Armas apreendidas durante busca da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal – Crédito: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira (29) 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva, em uma nova fase da operação Lesa Pátria, deflagrada há mais de um ano para identificar e investigar os envolvidos nos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Publicidade

Os nomes dos alvos não foram divulgados. Segundo a PF, há um mandado de prisão preventiva a ser cumprido em São Paulo e dois no Distrito Federal.

A TV Globo apurou que entre os alvos no DF está o empresário Joveci Xavier de Andrade, um dos donos da rede Melhor Atacadista. Ele já foi apontado como um dos financiadores do acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general do Exército.

Outros sete alvos devem ser monitorados por tornozeleira eletrônica – como uma alternativa à prisão. Esses mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul (1), Paraná (3), Rio Grande do Sul (1), São Paulo (1) e Minas Gerais (1).

Há, também, 24 mandados de busca e apreensão em Tocantins (8), São Paulo (6), Paraná (3), Mato Grosso do Sul (2), Rio Grande do Sul (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e no Distrito Federal (2).

Publicidade

Ainda de acordo com informações da PF, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também pede o bloqueio de bens dos investigados – para que, se houver decisão judicial, seja possível ressarcir o patrimônio público pelos danos dos atos golpistas.

A estimativa dos Três Poderes é de que o prejuízo total aos cofres públicos tenha ultrapassado os R$ 40 milhões.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.