EQUILÍBRIO ENTRE PODERES?

PEC que permite derrubada de decisões do STF é protocolada

O autor da proposta, o deputado Domingos Sávio (PL-MG), afirma que a intenção é garantir a independência entre o Congresso e a Suprema Corte

PEC que permite derrubada de decisões do STF é protocolada
A PEC do Equilíbrio Entre os Poderes, para ser aprovada, deve ter 3/5 dos votos dos deputados e dos senadores (Crédito Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de nº 50/2023, teve assinatura de 175 deputados federais e foi protocolada nesta quinta-feira (28), na Câmara dos Deputados. A proposta é conhecida como a PEC do Equilíbrio Entre os Poderes.

Publicidade

A proposta, apresentada pelo deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), altera o artigo 49 da Constituição Federal para permitir que o Congresso Nacional possa derrubar, por maioria qualificada, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que extrapolem os limites constitucionais.

O parlamentar diz que a ideia da PEC é garantir a independência entre os poderes para haver equilíbrio. Segundo ele, o STF tem tomado com frequência “atitudes de usurpar o poder do legislativo e extrapolar os seus limites constitucionais”.

“Todo dia vem uma decisão do STF contrariando o que a lei diz. Esse ativismo político do STF está acabando com a democracia brasileira”, diz Sávio, citando, por exemplo, a decisão do Supremo que derrubou a tese do marco temporal das terras indígenas, além dos julgamentos sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação e sobre o porte de drogas para consumo próprio.

“O Brasil já tem uma lei que diz em que situação pode haver o aborto, mas o STF quer inovar, quer ir além, quer ele próprio legislar. Também quer legislar liberando a droga no Brasil, mas já tem lei dizendo que é crime”, diz o deputado. “O direito de propriedade está sendo rasgado pelo STF”, complementa, em referência ao marco temporal.

Publicidade

A PEC, para ser aprovada, deve ter três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49). Não há previsão de quando a proposta poderá chegar ao plenário.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.