O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, ao jornal italiano “Corriere della Sera”, que tem direito à cidadania italiana, já que seus avós nasceram no país.
Bolsonaro disse ao jornal que a legislação da Itália diz que ele é italiano. “Tenho avós nascidos na Itália. A legislação de vocês diz que eu sou italiano”, afirmou o ex-presidente, nesta quinta-feira (02). Segundo ele, o fato de seus avós terem nascido na Itália, faria com que ele conseguisse a “cidadania plena” no país “com pouquíssima burocracia”.
Entretanto, após deputados italianos questionarem sobre o processo de cidadania italiana do ex-chefe do Executivo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que Bolsonaro nem fez o pedido da cidadania.
Já os filhos do ex-presidente o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) deram início ao processo de solicitação de cidadania italiana em 2020. Porém, em 2022, pediram que a Embaixada Italiana em Brasília antecipasse a obtenção das cidadanias.
O bisavô do ex-presidente era de Anguillara Veneta, município italiano que cedeu honraria ao ex-chefe do Executivo em 2021. Os avós maternos eram de Toscana. Por isso, a família Bolsonaro pede cidadania por direito de sangue.
‘Pela legislação, eu sou italiano’. O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que, pela legislação italiana, ele teria direito a obter a dupla cidadania, mas não confirmou se pretende fazer o pedido.
Siba mais em https://t.co/OLe9C61Ii3 pic.twitter.com/Fyf00sYAYh
— O Tempo (@otempo) February 2, 2023
Por conta do seu visto diplomático, Bolsonaro tinha direito de ficar nos Estados Unidos até 1º de fevereiro. Porém, após o vencimento do prazo, o ex-presidente solicitou visto de turismo para permanecer legalmente no país por mais 6 meses.
Michelle, mulher de Bolsonaro, e Laura, a filha do casal, já retornaram ao Brasil. Enquanto outro filho do ex-chefe do Executivo, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), segue no exterior com o pai.
Siga a gente no Google Notícias