Eleições

Pesquisa aponta que dois terços dos eleitores desaprovam deputados, mas não lembram voto em 2018

De acordo com o levantamento, realizado no mês de junho, o Senado possui uma percepção próxima à da Câmara, com 63% de desaprovação.  

pesquisa-aponta-que-dois-tercos-dos-eleitores-desaprovam-deputados-mas-nao-lembram-voto-em-2018
Câmara dos Deputados (Créditos: Edson Santos/ Câmara dos Deputados)

Dois em cada três brasileiros desaprovam o mandato dos deputados federais, de acordo com a pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (12). No entanto, 66% dos entrevistados não lembram o próprio voto nas eleições de 2018.

Publicidade

Aqueles que estão satisfeitos com a atuação dos deputados somam 29% dos entrevistados. De acordo com o levantamento, realizado no mês de junho, o Senado possui uma percepção próxima à da Câmara, com 63% de desaprovação e 30% de aprovação.

Em geral, os políticos são aprovados por apenas um quarto dos eleitores, sendo reprovados por 73% dos entrevistados para a pesquisa. O olhar crítico explica por que 86% responderam que uma alta renovação do Cogresso nas eleições deste ano seria bom. Consideram a hipótese ruim 6% e 5% se disseram indiferentes.

Mais da metade dos eleitores, sendo 55%, admitiu não saber o que um deputado federal faz em seu cargo. Já 44% disseram ter conhecimento sobre as funções dos parlamentares. Os principais motivos para escolha do voto apontados pelos entrevistados são as propostas dos candidatos (48%) e o fato de ser da cidade ou região do eleitor (32%).

A pesquisa também apontou a influência de opiniões que são levadas em consideração para escolher em quem votar na Câmara.  Familiares e parentes são os mais ouvidos, com 22% que dizem considerar muito essa opinião e 27%, considerar um pouco.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.