INVESTIGAÇÕES

PF faz buscas em Brasília contra suspeito de hackear conta de Janja em rede social

O alvo do mandado é um adolescente de 17 anos que mora em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal

PF faz buscas em Brasília contra suspeito de hackear conta de Janja em rede social
A primeira-dama Janja Lula da Silva – Crédito: Claudio Kbene/PR

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (14) um mandado de busca e apreensão contra suspeito de invadir a conta da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na rede social X (o antigo Twitter).

Publicidade

O alvo do mandado é um adolescente de 17 anos que mora em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal, segundo apurações da TV Globo.

Ele ainda será ouvido formalmente pelos investigadores nesta quinta-feira, mas, no momento do cumprimento do mandado, “admitiu” que tinha invadido a conta de Janja. A confissão só é considerada oficial se ele repetir essa fala durante o depoimento formal.

O perfil da primeira-dama no X foi invadido por volta das 21h30 da última segunda-feira (11). De posse da conta, o hacker fez publicações ofensivas contra Janja, o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Pouco tempo após a invasão, a conta foi bloqueada a pedido da PF, segundo o diretor-geral do órgão, Andrei Passos. A corporação segue investigando o caso.

Publicidade

Na terça, equipes da PF já tinham cumprido mandados em Belo Horizonte e em Ribeirão das Neves, região metropolitana da capital mineira.

Um suspeito foi ouvido e liberado em Minas Gerais, mas negou que tivesse participado da invasão. Os investigadores apuram se esses dois suspeitos já identificados agiram em conjunto para hackear o perfil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.