INQUÉRITO

PF investiga se Abin produziu dossiês sobre adversários de Bolsonaro

Dois agentes relataram que tiveram conhecimento da produção de relatórios sobre integrantes do PT e do PCdoB

PF investiga se Abin produziu dossiês sobre adversários de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-diretor da diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem (Crédito Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) investiga se a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) produziu durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) dossiês sobre adversários políticos do ex-presidente.

Publicidade

A PF apura se os supostos dossiês foram produzidos a partir de dados obtidos por meio do First Mile em combinação com outras ferramentas da agência.

A investigação ocorre no âmbito do inquérito que apura a suspeita de uso ilegal do software de espionagem First Mile por servidores da Abin durante a gestão Bolsonaro.

Dois agentes da Abin, que pediram anonimato à jornalista do portal UOL, Juliana Dal Piva, contaram que tiveram conhecimento da produção de relatórios cujos alvos eram integrantes do PT e do PCdoB.

O ponto central de um dos documentos —que teria sido produzido na gestão de Alexandre Ramagem na Abin— foi um dos atuais ministros do presidente Lula (PT). Ramagem hoje é deputado pelo PL do Rio de Janeiro.

Publicidade

Um dos papéis possui quatro páginas e o outro, cinco. Nenhum está timbrado. De acordo com os agentes, isso foi intencional porque eles foram feitos sem justificativa, com desvio de finalidade e em meio a outros solicitados legalmente pela Casa Civil do governo Bolsonaro durante a gestão do general Braga Netto. O alvo é inicialmente qualificado com seus dados pessoais, como CPF e a data de nascimento.

Também é relatado se o alvo tem dívida ativa com a União, um resumo dos processos na Justiça Eleitoral, TCU (Tribunal de Contas da União) e STF (Supremo Tribunal Federal), além de uma análise sobre doações de campanha e escândalos na imprensa.

&

Publicidade

nbsp;

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.