áudio de reunião

PGR pede ao STF para investigar Janones; Saiba o motivo

O pedido da vice-procuradora-geral, Ana Borges Coelho, é necessário para esclarecer se o parlamentar se associou a assessores com o fim específico de cometer crimes contra a administração pública

investigar-Janones
(Crédito: Pablo Valadares/ Agência Brasil)

O áudio se tornou público nesta semana. Na gravação da reunião com assessores em fevereiro de 2019, Janones diz:

Publicidade

“Não me corromper significa não ceder à corrupção. Tem algumas pessoas aqui, que vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas que ficou da minha campanha de prefeito, porque eu perdi R$ 675 mil na campanha. Elas vão ganhar a mais para isso. ‘Ah, isso é devolver salário, e você está chamando de outro nome.’ Não é, porque o devolver salário você manda na minha conta, e eu faço o que eu quiser. Isso são simplesmente pessoas que eu confio e que participaram comigo em 2016, que eu acho que elas entendem que realmente meu patrimônio foi todo dilapidado.”

O pedido da PGR, assinado pela vice-procuradora-geral, Ana Borges Coelho, é necessário para esclarecer se o parlamentar se associou a assessores com o fim específico de cometer crimes contra a administração pública.

“Sistemáticos repasses ao agente político de parte dos recursos públicos destinados ao pagamento das remunerações desses servidores públicos, mediante prévio ajuste, prática popularmente conhecida como ‘rachadinha'”.

Segundo a PGR, é preciso investigar a possibilidade de Janones ter exigido, para si, “vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”.

Publicidade

Resposta de Janones

Supostos crimes

O pedido de abertura de inquérito cita os possíveis crimes de associação criminosa, peculato e concussão. Para Janones responder a um processo, é preciso que, após as investigações iniciais, a PGR entenda que há provas para denunciá-lo. Depois, é preciso que o STF acate a denúncia.

Entre as providências iniciais solicitadas pela PGR estão:

  • a solicitação, à Câmara, dos dados dos servidores que trabalharam no gabinete de Janones
  • a solicitação dos acessos às dependências da Câmara, com datas e horários de entrada e saída
  • a obtenção de dados dos e-mails dos servidores do gabinete
  • o envio da investigação à Polícia Federal
  • a tomada de depoimento de Janones e de seus assessores e ex-assessores, incluindo o ex-secretário parlamentar Cefas Luiz Paulino, um dos denunciantes da suposta “rachadinha”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.