ACESSO RESTRITO À ESPLANADA

Plano de segurança para 8/1 em Brasília: confira os detalhes

Os procedimentos serão feitos de forma integrada “entre os órgãos federais e do DF, além da participação da Polícia do Legislativo e Judiciário”, disse Alexandre Patury, secretário distrital em exercício

Plano de segurança para 8/1 em Brasília: confira os detalhes
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plano integrado de segurança para o próximo dia 8 de janeiro tem previsão de fechamento parcial da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Publicidade

O bloqueio deve ter início na avenida José Sarney, uma antes da avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, até o fim da Praça dos Três Poderes. Na parte de cima, até a Rodoviária do Plano Piloto, estará liberado.

O acesso aos prédios públicos ao fim da Esplanada e à Praça dos Três Poderes deverá ser feito pelas avenidas N1 e S1, por trás dos ministérios. Com tais medidas, ficarão resguardados, além do Congresso:

  • Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Palácio do Planalto;
  • Ministério da Justiça;
  • e Itamaraty.

O plano de segurança a ser implantado é considerado “padrão” para grandes eventos e deve ser repetido. Ele será assinado em um ato simbólico na manhã desta quinta-feira (4), na sede do governo do Distrito Federal.

A governadora em exercício, Celina Leão (PP-DF), participará ao lado do ministro da Justiça em exercício, Ricardo Cappelli, além do secretário Nacional de Segurança, Tadeu Alencar, e do titular da Segurança no DF, Sandro Avelar. Integrantes da cúpula da Segurança do DF ressaltaram à CNN, entretanto, que nada impede esse protocolo ser alterado 24 horas antes do evento, em caso de necessidade.

Publicidade

A inteligência da Secretaria da Segurança do DF não identificou ameaças para a próxima segunda-feira tampouco elementos que possam ensejar algum ataque. Se houver mudança, o plano de segurança será alterado, reforçaram as autoridades.

Grades duplas serão montadas e mais de 500 policiais militares terão base em frente ao Ministério da Justiça, de prontidão para agir se for necessário. Os procedimentos para data deverão ser feitos de forma integrada.

“A integração sempre foi regra, mas, após o 8 de janeiro, há uma relação ainda mais estreita entre todos os órgãos federais e do DF, além da participação direta da Polícia do Legislativo e Judiciário. O plano é padrão, mas a data cobra de todos que os órgãos mostrem a integração e a integralidade. Poderia dizer que é um espólio de guerra. Mesmo as situações ruins geram aprendizado. Nunca estivemos tão unidos”, reforçou o secretário em exercício, Alexandre Patury.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.