PRESENTES ÁRABES

Polícia Federal intima Bolsonaro a depor sobre joias

O ajudante de ordens do ex-presidente, o tenente-coronel Mauro Cid, também foi notificado.

Polícia Federal intima Bolsonaro a depor sobre joias
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o o seu ajudante de ordens Mauro Cid receberam intimação da Polícia Federal (Crédito Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu antigo ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, para depor sobre o caso das joias árabes recebidas pelo então mandatário. Também foi convocado Marcelo Camara, militar que faz a segurança de Bolsonaro. O depoimento foi marcado para o próximo 05 de abril, às 14h30.

Publicidade

O ex-presidente deve retornar ao Brasil nesta quinta-feira (30). O voo de Bolsonaro está previsto para desembarcar às 7h10, em Brasília, e muitos apoiadores do ex-presidente indicaram que gostariam de recepcionar o político já no saguão. A concentração, no entanto, não deve ser autorizada pelas forças de segurança do Distrito Federal.

O delegado responsável pelo caso disse que “não serão juntados nos autos os termos (dos depoimentos) até a efetiva realização de todas as oitivas dos envolvidos”. De acordo com o responsável pelo inquérito, “isso possibilitará que as pessoas não sejam procuradas antecipadamente pela mídia ou mesmo outros envolvidos, como também garante a isonomia entre os investigados de não serem ouvidos antes ou depois dos outros e saberem a sua versão dos fatos”.

A defesa de Bolsonaro deve questionar esse ponto, alegando que há restrição ao princípio da ampla defesa e que, na prática, se isso for realizado, significaria manter um inquérito paralelo.

Joias apreendidas em Guarulhos

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro enviou ofício ao então chefe da Receita Federal pedindo a liberação das joias apreendidas com uma comitiva do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no aeroporto de Guarulhos (SP). Os itens foram avaliados em R$ 16,5 milhões.

Publicidade

O ofício foi enviado em 28 de dezembro de 2022, a três dias do final do mandato de Bolsonaro. Na mensagem, Cid solicitou a incorporação dos presentes retidos em Guarulhos “a este órgão da União” e o ofício foi enviado em nome do Gabinete Pessoal do Presidente da República.

Além do inquérito na Polícia Federal, outro processo está correndo no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o mesmo assunto. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também apura o caso.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.