Segurança Nacional

Polícia prende bolsonarista suspeito de montar artefato explosivo em Brasília

O homem foi localizado e preso em um apartamento na região central do Distrito Federal e confessou que tinha intenção de explodir a bomba no aeroporto.

Polícia prende bolsonarista suspeito de montar artefato explosivo em Brasília
O homem foi localizado e preso em um apartamento na região central do Distrito Federal e confessou que tinha intenção de explodir o artefato no aeroporto. (crédito: José Cruz/Agência Brasil)

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na noite deste sábado (24), um homem suspeito de montar um artefato explosivo nos arredores do aeroporto de Brasília. A bomba foi detonada por policiais militares também neste sábado.

Publicidade

De acordo com reportagem do G1, o homem é um empresário bolsonarista, de 54 anos. O delegado-geral da corporação, Robson Candido, informou em entrevista coletiva que ele veio do Pará a Brasília para participar das manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O nome do suspeito não foi divulgado. “Não, o nome a gente vai preservar. A gente não vai revelar agora, nem passar o nome dele”, disse. A TV Globo flagrou o momento em que o homem chegou à 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul.

“Ele faz parte desse movimento de apoio ao atual presidente. E eles estão aí nessa missão ideológica, mas que saiu do controle e as autoridades policiais, principalmente aqui em Brasília, nós iremos tomar todas as providências”, afirmou.

O homem foi localizado e preso em um apartamento no Sudoeste, na região central do Distrito Federal, e confessou que tinha intenção de explodir o artefato no aeroporto. A polícia informou que depois de montar o artefato, o suspeito entregou o objeto para uma outra pessoa, que já identificada pelos investigadores, que ficou responsável por levar o dispositivo até a região do Aeroporto.

Publicidade

Segundo a investigação, a ideia inicial dos criminosos era que o explosivo fosse depositado próximo a um poste, para prejudicar a distribuição de energia elétrica na capital. Mas, de última hora, a decisão acabou sendo por colocar o objeto em uma caixa apoiada no caminhão de combustível, carregado de querosene de aviação.

Arsenal e mais envolvidos

Com o suspeito, foi apreendido um arsenal com duas espingardas, um fuzil, dois revólveres, três pistolas, centenas de munições e uniformes camuflados. Além disso, foram encontradas outras cinco emulsões explosivas no apartamento dele.

O suspeito, tem registro como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), mas o documento estavam em situação irregular e, por isso, ele foi autuado por posse e porte ilegal de armas, munições e explosivos, além de ter sido processado por crime contra o estado democrático de direito. A investigação aponta também que outras pessoas também estão envolvidas no crime, a polícia já trabalha para localizar mais envolvidos.

Publicidade

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, parabenizou em sua rede social, a polícia pela operação. “Cumprimento a Polícia Civil do DF pela prisão e apreensões efetuadas nesta noite, com aparente ligação com o artefato explosivo desta manhã. Fotos mostram o terrível efeito do extremismo no Brasil. Que todos rezemos nesta noite por paz”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Flávio Dino (@flaviodino)

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.