Compromisso oficial

Primeira viagem internacional de Lula será para a Argentina

Em seguida, mas ainda sem data, estão na lista do presidente brasileiro: Estados Unidos, Portugal e China.

primeira-viagem-internacional-de-lula-sera-para-a-argentina
Desde que venceu a disputa eleitoral, Lula tem como objetivo priorizar a reaproximação com lideranças estrangeiras durante o primeiro ano de mandato (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Argentina será o destino da primeira viagem internacional de Lula após assumir a Presidência da República. O compromisso será no final deste mês. Em seguida, mas ainda sem data, estão Estados Unidos, Portugal e China. As informações foram confirmadas pelo governo federal.

Publicidade

No país latino, o presidente Lula participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um dos principais blocos de debates políticos da região. O encontro acontece em Buenos Aires, no dia 24 de janeiro, após convite informal feito pelo presidente argentino Alberto Fernández. O grupo, formado no final de seu mandato por 33 países, trabalha na cooperação para o desenvolvimento e a concertação política. Jair Bolsonaro suspendeu a participação na Celac em 2020. 

Nos Estados Unidos, Lula deve se reunir com Joe Biden. Já em Portugal,  entre os dias 22 e 25 de abril, irá se reunir com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, participar da cerimônia que marca o Dia da Liberdade, em 25 de abril, e acompanhar a entrega do Prêmio Camões, principal troféu literário da língua portuguesa, a Chico Buarque e outros escritores. Também deve viajar para a China após o mês de março. 

Desde que venceu a disputa eleitoral, Lula tem como objetivo priorizar a reaproximação com lideranças estrangeiras durante o primeiro ano de governo. A ideia é que o presidente faça um giro internacional logo nos primeiros meses de gestão. Até o momento, o presidente viajou para o Egito, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), e para Portugal.

 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.