intercâmbio de pessoal

Projeto aprova acordo de cooperação militar entre Brasil e Bahrein

Constituição determina que acordos deste tipo só podem entrar em vigor após a aprovação do Legislativo

Projeto aprova acordo de cooperação militar entre Brasil e Bahrein
O Bahrein é um país situado no Golfo Pérsico – Crédito: Getty Images

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 481/23 aprova o acordo de cooperação militar entre o Brasil e o Reino do Bahrein, assinado em setembro de 2022.

Publicidade

O acordo prevê medidas como intercâmbio de pessoal, apoio logístico e compra de produtos e serviços de defesa. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela Constituição, acordos deste tipo assinados pelo governo brasileiro só podem entrar em vigor após a aprovação pela Câmara e o Senado.

Medidas

O documento estabelece as bases do acordo bilateral, como as áreas de cooperação, regras para a proteção de informação sigilosa, resolução de controvérsias e responsabilidades materiais e financeiras.

Segundo o governo, o acordo visa estreitar as relações com o Bahrein, país situado no Golfo Pérsico. O Brasil já assinou instrumentos semelhantes com outras nações, como Itália, Colômbia e França.

Publicidade

Próximos passos

O PDL 481/23 será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

*Reportagem publicada originalmente em Agência Câmara de Notícias

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.