Agência Brasileira de Inteligência

Quem é o escolhido por Lula para comandar a Abin?

Nome de Luiz Fernando Corrêa foi encaminhado para apreciação do Senado Federal.

luiz-fernando-correa-abin
(Crédito: Agência Brasil)

Foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  o nome de Luiz Fernando Corrêa como o novo comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A indicação foi encaminhada para apreciação do Senado Federal.

Publicidade

Segundo interlocutores, Lula queria alguém de sua estrita confiança no cargo e viu em Corrêa este papel. Corrêa não teve nenhum tipo de concorrência e sempre foi o  principal cotado para o cargo.

A Abin saiu do Gabinete de Segurança Institucional recentemente para evitar ingerências militares e agora faz parte da Casa Civil. No governo de Jair Bolsonaro (PL), a Abin integrava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que ficou sob o comando do general Augusto Heleno.

A Abin é o principal órgão de inteligência brasileiro, que alertou autoridades locais de segurança do Distrito Federal, quando terroristas golpistas invadiram as sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro.

Publicidade

Quem é Luiz Fernando Corrêa

Ele é bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Rio Grande.  Foi  chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no RS (1996 a 2001) e Delegado Regional de Polícia da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal (2001 a 2003).

Em 2003, assumiu o posto de secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, onde ficou até 2007. No mesmo ano, coordenou os serviços de segurança dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. e em 2016, foi diretor de Segurança do Comitê Olímpico.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.